0

O Papel do Coordenador Pedagógico.

 
 
 
Dentro das escolas, existe a figura do Professor Coordenador, um personagem peculiar. Este profissional exerce, em seu cotidiano, uma série de funções. Penso, que uma das principais atribuições do Professor Coordenador Pedagógico é ser o Elo entre o corpo docente e a direção escolar.
É este profissional quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica da escola. Orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores. Deve ainda auxiliar a resolver problemas de disciplina dos estudantes. Por tudo isso, o coordenador pedagógico só vai desempenhar bem seu ofício se for um líder e tiver apoio da direção em suas ações e reivindicações, como infra-estrutura de trabalho e tempo de estudo para ele e para todos os professores.
Neste complexo emaranhado de atribuições e burocracias, fica difícil estabelecer um perfil para os coordenadores. O que pode-se afirmar é que devem estar sempre se atualizando, e buscando melhorias coletivas dentro da escola.
O que me pergunto sobre a função de coordenador pedagógico é o porque este profissional muitas vezes é visto com desconfiança? Sendo ele fundamental dentro das Unidades Escolares!
Porque sua função muitas vezes é desvalorizada?
E, porque este profissional fica perdido no cotidiano da maioria das escolas?

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO QUANDO VISITAR O BLOG Edna Ribeiro - Um Olhar para o Horizonte