Pais influenciam o gosto pela leitura


Criar o prazer pela leitura não é tarefa difícil, mas exige certo comprometimento e paciência dos pais, afinal, é na escrita que estão temas sobre o pensar, o agir e a cultura da sociedade em que vivemos.
De acordo com os especialistas, se o pai e a mãe não têm o costume de ler, dificilmente as crianças terão o gosto pela leitura. A família sempre atua como um exemplo para os pequenos, que tendem a imitar as atitudes dos adultos.
O acesso a materiais escritos, como livros, revistas, jornais e gibis, deve ser facilitado para que as crianças tenham pelo menos curiosidade de conhecer o que está disponível e para se familiarizar com as letras – elas não precisam saber ler e escrever para entrar em contato com esses materiais. Ler em voz alta para o filho é essencial para aproximá-lo do gosto pela leitura. Aos poucos, a criança vai entrando em contato com o jogo de palavras, próprio da literatura.
É possível oferecer aos bebês livros de pano ou de plástico e borracha (para o banho), a fim de que eles comecem a ter contato com os livros desde cedo. Nas horas de lazer, se os pais quiserem agregar uma saída de casa com a leitura, podem fazer uma visita a livrarias, bibliotecas e feiras de livros, deixando as crianças conhecerem os diferentes formatos, tamanhos e cores dos livros existentes.         
Na escola, a leitura deve começar desde a educação infantil. É essencial que os pais confiram se a instituição tem um projeto de leitura e se há livros disponíveis para uso em sala de aula ou em casa. Pais que acompanham o andamento da leitura na aula dos filhos conseguem perceber melhor os avanços.
Na hora de comprar presentes para os pequenos, é importante não esquecer dos livros infantis. O hábito de ler antes de dormir ou em momentos de folga aproxima pais e filhos. Além disso, desperta o prazer pela leitura e desenvolve a imaginação das crianças.


Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesinho/portuguesinho_ler.php

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO QUANDO VISITAR O BLOG Edna Ribeiro - Um Olhar para o Horizonte