0

Treinamento do Cérebro

Como treinar o cérebro?
Concentração
Raciocínio
Memória
Agilidade Mental
Saúde Mental
Desempenho Cerebral
A melhor maneira de ter bom desempenho na escola ou no trabalho é ter uma boa memória e raciocínio e isto você consegue treinando o cérebro regularmente.
Baseado em pesquisas de neurociências criamos um programa de exercícios destinados a promover ganhos de memória, concentração e agilidade mental.
O método consiste em exercícios práticos que enfocam funções cerebrais específicas, os quais influenciam a saúde e o desempenho do cérebro.
Assim como o professor de Educação Física auxilia a melhorar o desempenho físico, no Treinamento do Cérebro, o professor orienta você nos exercícios cerebrais, ajudando-o a verificar o seu progresso.


Objetivos do Treinamento do Cérebro
brainWeights
Estimular o cérebro.Melhorar o raciocínio.Aprender a pensar.Desenvolver a concentração.
Desenvolver a percepção.
Desenvolver a leitura ativa e crítica.
Estimular a inteligência multifocal.
Aumentar o capital intelectual.
Aprender a trabalhar os “músculos” cerebrais.Aprender a estimular o cérebro.Aumentar o Q.I. (quociente de inteligência)Aprender como funciona o cérebro.Treinar a escuta ativa, o olhar ativo.


Aumentar a auto-estima com relação à inteligência.
Aprender a gostar de ler.Aprender a ser autodidata: estudar sem professor.Motivar-se para o estudo e trabalho.
Aprender a estudar.
Aprender a aprender.Aprender a aprender rápido.Aprender a gostar de aprender.Aprender o valor econômico do que aprendeu.Aprender a desenvolver a inteligência.Melhorar o desempenho escolar.Melhorar o desempenho no trabalho.Melhorar o desempenho nos concursos.



Pensar estrategicamente.
Gerar resultados práticos.
Ser mais objetivo.
Ter maior velocidade de raciocínio.
Ter maior velocidade de ação e decisão.Saber apresentar soluções inteligentes e inovadoras.Capacidade para antever situações e fazer a prevenção de problemas.
Usar o pensamento lateral (enxergar múltiplas soluções).
Maior flexibilidade de pensamento.
Tirar o cérebro da zona de conforto.
Identificar habilidades não desenvolvidas.
Ser mais competitivo, criativo e produtivo.
Lembrar de conteúdos para provas, exames e concursos.




 Melhorar a memória:
.
Lembrar de nomes, tarefas, números e compromissos.
Lembrar de fatos do cotidiano e assuntos relacionados ao trabalho.
Lembrar de conceitos e idéias.Lembrar o que ouve.Estimular a memória.
Reverter a perda de memória.
Prevenir problemas de memória.Treinar os sentidos (ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir o gosto).Promover a longevidade cerebral.
Quebrar paradigmas (crenças em valores ultrapassados).
Superar preconceitos sobre matérias escolares.
Desenvolver novos padrões de comportamento diante do ato de estudar.



.Quais as diferenças entre o estudo tradicional e o Treinamento do Cérebro?
.
Quatro diferenças básicas:.1) Na escola o cérebro do aluno é condicionado muitas vezes a aprender numa postura passiva. O professor fala, o aluno escuta, depois faz a prova. O aluno não faz análise crítica e comparativa dos conteúdos ensinados. Exemplo: ele aprende História e Geografia, mas o professor não ensina a correlacionar os assuntos e a pensar criticamente..2) Na escola o aluno não aprende a estudar e a memorizar. O estudante decora a matéria e não a compreende, não assimila raciocinando. O aluno estuda para a prova e dias depois esqueceu a maior parte da matéria. Lembra de quanto você estudou? Quantas informações foram esquecidas!.3) Na escola o estudante não sabe exatamente como e onde aplicar o conhecimento na vida pessoal e profissional. Muitos conteúdos estão desconectados da vida real.



4) O aluno desenvolve crenças prejudiciais como “matemática é difícil”, “química é chato”. Ele fica desmotivado para estudar.
.5) A aluno é colocado numa sala com 30, 40 ou mais alunos. As necessidades, as expectativas e as dificuldades do estudante, não são tratadas devidamente.
.




No Treinamento do Cérebro o aluno recebe atenção especial e aprende a dominar o conhecimento através do envolvimento ativo.No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a: .
.


000372982

Questionar, refletir, criticar, debater, avaliar e opinar.ncentrar, raciocinar, perceber e integrar.Comparar, relaPlanejar, organizar e estruturacom o conhecimento.

No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a:
.

A observar, a treinar a percepção ativa
.auto-ajuda-como-usar-imaginacao-favor-460x345-br
Enxergar aplicações práticas dos exercícios na vida real.Enxergar vantagens em situações aparentemente sem benefícios.Descobrir oportunidades disfarçadas.A sair de situações difíceis.Descobrir relações entre diferentes tipos de informação (ex.: exercício de raciocínio lógico e inteligência emocional).Chegar a soluções através de caminhos mais curtos.Sair do “piloto automático” e experimentar o inesperado.Despertar curiosidade.Experimentar, vivenciar, testar.Falar, escrever, ensinar, fazer.Agir, mudar, solucionar.Aplicar o conhecimento a novas situações.Solucionar problemas..“Dialogar” com o conhecimento.r a fazer contas de cabeça.
.



Os exercícios do Treinamento do Cérebro são:
Perguntas Freqüentes
Vocês oferecem dois treinamentos. Qual a diferença entre o Treinamento do Cérebro e o Treinamento da Mente?
Analisando o conteúdo da cada treinamento neste site verá a diferença.
Resumimos as diferenças aqui:
No Treinamento do Cérebro: você aprende a desenvolver a memória, o esquerdo do cérebro,
No Treinamento da mente (autoconhecimento), a criatividade, a imaginação, a linguagem inconsciente, as sensações (sentidos) e a analisar os sonhos.

LADO ESQUERDO DO CÉREBRO. Predomina:LADO DIREITO DO CÉREBRO. Predomina:
RazãoEmoção
LógicaIntuição
RaciocínioCriatividade. Imaginação.
RacionalidadeEspiritualidade
MatemáticaArtes. Pintura. Cores. Desenho. Imagens. Visual.
ConteúdoFormas. Percepção espacial.
TécnicaAssertividade
FechamentoAbertura
EngenheiroArquiteto
Linguagem conscienteLinguagem inconsciente
Letra, conteúdo.Música. Rima. Ritmo.
Compreensão, interpretaçãoSensação

cerebro_direito



Por que é bom fazer os exercícios do Treinamento do Cérebro?
A lentidão de raciocínio e a falta de memória tem sido uma das maiores causas de reprovação de muitos alunos e de candidatos a concursos.
Muitos funcionários perdem chances de serem promovidos porque tem baixo desempenho nos estudos.
“Currículos escolares transformam muitas vezes crianças espertas e criativas em crianças desinteressadas, acríticas e conformistas.” Psic. Ursula Santos.
O Treinamento do Cérebro ajuda a aumentar a autoestima com relação aos estudos, ao trabalho e a vida em geral, porque o aluno aprende a gostar de estudar, ler e raciocinar, através de exercícios intrigantes. Ele se torna mais alerta, mais curioso, mais ativo e inteligente.


Por que não gostamos de certas matérias como química ou matemática?
Porque desenvolvemos crenças desde a infância. Quando você era criança se tivesse um bons professores de matemática, pacientes, com boa didática, aprenderia a gostar de matemática. Os próprios professores e pais têm crenças erradas sobre estudar matemática ou outra matéria dita “difícil”, e transferem seus bloqueios para os filhos ou alunos. Muitos professores não sabem ensinar matemática. No Treinamento do Cérebro você aprenderá a superar os bloqueios de aprendizagem.
Quais os tipos de exercícios são usados no Treinamento do Cérebro?
Enigmas, charadas, quebra-cabeças, testes e problemas de lógica, jogos e desafios com palavras e sentenças, habilidades com números e desenhos, jogos de memória, desafios visuais (ilusão de ótica), testes de perspicácia, de percepção, de imaginação, de dedução, perguntas inteligentes, jogos de raciocínio, de inteligência, de conhecimento, de eficiência mental, de paciência, de construção, de solução por exclusão, teste de detetive, etc. Todos os tipos de jogos e exercícios para intrigar, provocar, desafiar e divertir o cérebro.
Qual a diferença em fazer os exercícios do Treinamento do Cérebro e os encontrados em livros?
Os livros limitam-se a apresentar o exercício, na maioria das vezes sem explicar como fazer os mesmos, criar atalhos. No Treinamento do Cérebro o professor ajuda você a correlacionar o exercício com as atividades da vida, ampliando a visão e mostrando o emprego prático dos conceitos, tanto na vida pessoal como na profissional.


FONTE: http://www.psicologia10.com.br/cursos/treinamento-do-cerebro/

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO QUANDO VISITAR O BLOG Edna Ribeiro - Um Olhar para o Horizonte