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Quadrinhas na Educação Infantil

Trabalhar com quadrinhas na educação infantil é muito interessante. Eu costumo utilizar muito e de várias maneiras como:
- Desenvolver a oralidade;
- A expressão corporal;
- Para trabalhar letras em que os alunos podem circular na própria quadrinha;
- Para desenvolver o desenho e a criatividade.
Seguem algumas quadrinhas:

Meu nome

Quem quiser saber meu nome
Dê uma volta no jardim,
O meu nome está escrito
Numa folha de jasmim.

Da tradição popular.
Prima pulga está doente                                                   
Taturana está parida                                                
Meu compadre percevejo
Está de espinhela caída.                                         

Da tradição popular.



A roseira quando nasce
Toma conta do jardim
Eu também ando buscando
Quem tome conta de mim.                                              

Da tradição popular.   



Aproveita minha gente
Aproveita e não demora
Que a laranja está acabando
Que meu carro já vai embora.

Da tradição popular.



Esta noite eu dormi fora,
Esqueci do cobertor,
Deu um ventona roseira,
Me cobriu toda de flor.

Da tradição popular.
Continuação em outra edição ... várias cantigas de roda para você se deliciar em sua sala de aula!!!!
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A importância da psicomotricidade

A psicomotricidade como pré requisito ao processo de alfabetização
 
      
De acordo com Angela Adriana de Almeira Lima (*) ...
Psicomotricidade é uma prática pedagógica que objetiva colaborar para o desenvolvimento global da criança no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando os aspectos físicos, mental, e sócio-cultural, visando coerência com a realidade dos educandos. É a capacidade de coordenar os movimentos pressupondo o exercício de múltiplas funções psicológicas, motoras, de memorização, atenção, observação, raciocínio, discriminação, etc.  O entendimento dos processos relacionados à motricidade  é de suma importância para o planejamento pedagógico e psicopedagógico, centrado no desenvolvimento do aprendiz. Várias crianças tem apresentado deficit de aprendizagem devido á ausência de trabalhos focando certas habilidades necessárias a este avanço. Neste caso é necessário o apoio de um Psicopedagogo, que fará o diagnóstico e certamente, indicará a melhor maneira de se trabalhar com estas crianças. Todavia, este quadro pode ser evitado, se as Instituições responsáveis pela Educação Infantil adotarem o "brincar" como recurso necessário e diário em seus planejamentos.

A criança que anda sobre uma linha no chão; pula pneus, corda, amarelinha; rasteja; corre; engatinha; encontra objetos escondidos; percebe diferenças entre o cenário anterior e o atual; participa de atividades de musicalização; canta; dança; brinca de roda, de cabra cega, de passar anel, de baliza, de pique-pega, de pique-esconde, de pique-cola, de macaco disse, de Maria viola, etc... dificilmente apresentará dificuldades no processo de alfabetização. Os tradicionais rabinhos de porco e pontilhados dão lugar ao brincar com função pedagógica, andar sobre o rabinho de porco, desenhar no chão e observar seu desenho e os desenhos dos colegas. Ainda, adquirir ritmo através da musicalização, esquerda / direita, em cima / em baixo, fino / grosso, alto / baixo, grande / pequeno e tantas outra habilidades que possibilitam um rápido entendimento do processo de escrita e da leitura. Movimentos de pinça (pegar objetos com a ponta dos dedos), soprar canudinhos (bolinha de sabão), confeccionar pipas e brinquedos, rasgar e embolar papéis, reconhecimento de partes do seu corpo (macaco disse), favorecem o pegar no lápis e nos demais objetos escolares, estimulam o traçado das letras e a observação das diferenças entre b e d, por exemplo.

As trocas de V por F, D por T, podem ser evitadas desenvolvendo atividades que estimulem a percepção auditiva das crianças. Essas atividades possibilitam também a socialização dos educandos, respeito à sua vez, e às regras das atividades, disciplina e cooperação. A criança que tem o previlégio de fazer parte de uma Educação Infantil que enfatize as brincadeiras em seus planejamentos, certamente não encontrará dificuldades no processo de alfabetização, pois aprendeu de forma concreta, aquilo que no tempo certo irá colocar no papel. Em controvérsia, quando esta fase não é trabalhada, os danos se estenderão por boa parte - ou toda - a vida escolar da criança. A alfabetização pode e deve ser trabalhada na Educação Infantil, desde que isto aconteça de forma lúdica respeitando a idade e o tempo da criança.