0

Este Blog foi citado no Portal da Prefeitura de Apucarana - Paraná




Quarta, 01/02/12 
Núcleo Tecnológico capacita professores municipais
AME descobriu que 75% dos professores da rede municipal de educação já faz um bom uso do computador
O Núcleo Tecnológico da Autarquia Municipal de Educação (AME), da Prefeitura de Apucarana, divulgou nesta semana o plano de ação do primeiro semestre. Com um trabalho voltado à formação em informática de profissionais da rede municipal de ensino, as atividades vão ser realizadas no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Praça Rui Barbosa. “Realizamos um levantamento no final de 2011, com os professores, para verificar os dias e horários e conteúdos preferenciais e com isso elaboramos um cronograma que certamente vai agregar muito aos nossos educadores”, destacou professor Amauri Rosina, coordenador do NTM. Ele frisa que os trabalhos têm também participação importante da professora Darley Canezin, multiplicadora do NTM.

Com o levantamento, a AME descobriu, por exemplo, que 75% dos professores da rede municipal de educação já faz um bom uso do computador e que 73,17% deles já realizaram capacitação, sendo que 90,14% afirmam utilizar o computador para pesquisa e/ou preparação de atividades. “Temos ainda 59,96%, totalizando 260 professores, que informaram a pretenção de realizar formações em relação ao uso do computador em 2012, para melhorar as suas atividades ou para se aperfeiçoarem na utilização com seus alunos”, informa o coordenador.

As capacitações em informática para a rede municipal de ensino de Apucarana tiveram início em 2007. “E, até 2010, os participantes eram certificados pela Fundação Apucarana Cidade Educação (FACE). A partir do ano passado, as certificações passaram a ser emitidas pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Paraná (UNDIME-PR)”, explica Rosina. Segundo ele, durante estes quase cinco anos de capacitações foram emitidos aproximadamente 710 certificados. “Foram oferecidas capacitações em diversos níveis e vários professores realizaram mais de uma capacitação”, explica.

Até 2009 as capacitações em realizadas no Sistema Operacional Windows. “Com a chegada dos Laboratórios PROINFO - do MEC - composto por Software Livre, chegaram o Sistema Operacional Linux Educacional, e a partir de meados de 2009 passamos a capacitar com a utilização deste Software Livre - Linux Educacional”, completa o coordenador do NTM.

O diretor-presidente da AME, professor Cláudio Silva, destaca os avanços obtidos com o Núcleo Tecnológico Municipal. “Hoje temos em nossa rede vários professores colocando em prática o que aprenderam nos cursos de formação. São projetos na área das Novas Tecnologias que chegam aos nossos alunos por intermédio destes multiplicadores de conhecimento”, relaciona Silva. Como exemplo de um dos frutos destas capacitações, ele cita o blog da professora Edna Lima, da Escola Municipal José Idésio Brianezi, que pode ser acessado pelo endereço http://ednarslima.blogspot.com/.

Fonte: Autor: Assessoria de Imprensa 

Acesse o link para mais detalhes:

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO QUANDO VISITAR O BLOG Edna Ribeiro - Um Olhar para o Horizonte