0

Dia da Mentira - 1º de abril



Qual a origem do  DIA DA MENTIRA?


Sexta-feira, dia típico para você se divertir, ainda mais pela data de hoje: primeiro de abril, “Dia da Mentira”, “Dia dos Bobos”, “April Fool´s Day” (no inglês) e “Pesce d´aprile” (no italiano). Por isso, podem se preparar que hoje veremos muita trollagem por aí!

A comemoração surgiu na França. Desde o início do século XVI, a passagem do ano era comemorada no dia 25 de março, período marcado pela chegada da primavera. As festas duravam até o dia primeiro de abril. Adotado o calendário gregoriano, foi determinado que o Ano Novo seria comemorado no dia primeiro de janeiro.
Alguns franceses mais rebeldes se recusaram a mudar e permaneceram seguindo o calendário passado. Os trolls de plantão começaram a tirar sarro da cara deles e a enviar presentinhos bem esquisitos, além de convites para festa falsas. As brincadeiras ficaram conhecidas como “plaisanteries”.
Em nosso país, a comemoração teve início em Minas Gerais, onde circulou um jornal chamado “A Mentira”, lançado em primeiro de abril de 1848, com a notícia de que Dom Pedro teria morrido – o que foi desmentido no dia seguinte. A última vez que o periódico deu as caras foi em 1849, quando notificaram que todos os credores pagassem as contas no dia da mentira, dando como referência um lugar falso.
Diz a lenda que quem não aceita brincadeiras típicas dessa data, sofre má sorte. Também, aquele que for enganado por uma moça bonita, pode ser recompensado se casando. Se levar um fora, pelo menos conquista a amizade dela.
Como essa data não acontece simultaneamente no mundo inteiro, por razões como o fuso horário, não tem como confiar na Internet. A qualquer momento podemos ser pegos de surpresa por muitas peças publicitárias e agências de notícias que soltam matérias falsas. Então tomem cuidado e trollem bastante com muito humor!
Fonte: http://blogs.pop.com.br/nerd-e-geek/dia-da-mentira-saiba-a-origem-desta-data/




Por que as pessoas brincam de mentir no dia 1º de Abril?

O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram vítimas de "trotes" e para elas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras.
Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta);
Na Escócia, de april gowk (tolo de abril);
Nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril);
Na França, poisson d'avril (peixe de abril) quem "cai" nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de "peixe de abril". As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera na França. São tantos peixes que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são 'fáceis de pegar' no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.
Bem, o "Dia da Mentira" certamente é uma história que não começou na nossa cultura, mas nós herdamos...
 
Fonte:http://ler-com-prazer.blogspot.com.br/2011/03/dia-01-de-abril-dia-da-mentirapoesias.html

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO QUANDO VISITAR O BLOG Edna Ribeiro - Um Olhar para o Horizonte