0

Indisciplina na sala de aula



Indisciplina na sala de aula? De que quem é a culpa?

       O grande problema hoje é a tal da indisciplina. Este desafio permite que sejam elaboradas estratégias de ensino que despertem a atenção do aluno a comportamentos “aceitáveis” para se viver em sociedade, como: redefinição do currículo escolar, práticas de ensino que colocam o aluno como sujeito de sua própria educação, metodologias criativas e coerentes ao meio sócio-cultural do aluno dentre os outros.
       Segundo, Celso Antunes em uma de suas citações, mais fácil seria perceber que a indisciplina constitui fenômeno que todo professor facilmente percebe, ainda que mal o defina, como todas as vezes que os alunos desrespeitam às normas da instituição escolar, mesmo que essas regras sejam impostas e veiculadas de forma arbitrária. Ressalta ainda, a importância de ir muito além da definição para constatar-se que a indisciplina constitui uma ação pedagógica extremamente sensível e bastante trabalhosa, envolvendo intensa reflexão da equipe docente e da família, na busca de  sua contenção.
       É notável o aumento da indisciplina nas escolas em geral e, junto a isso, a defasagem do ensino-aprendizagem. Assim, os recursos que usamos em sala de aula são incapazes de atender as expectativas desta nova geração que tem contato com: TV 3D; Smartphone; Consoles de games (?); Aparelhos MP4 com 2GB de memória; Karaokê; Videokê; Home Theate; Internet; entre outros.
       O mundo é outro, o aluno é outro e a escola é a mesma, com seu quadro de giz, apagador, carteiras enfileiradas e pouquíssimos recursos tecnológicos. Não é evidentemente, culpa dos professores. Também são vítimas da dificuldade do poder  público para equipar adequadamente a rede escolar e para promover treinamento profissional compatível com os nossos modelos de ensino, já praticados nas instituições privadas.
       Conforme Amado ( 1998 ), pode-se enfatizar algumas premissas que levam os educandos a agir disciplinarmente  ou rebeldes: A primeira premissa considera o professor como responsável direto para tal comportamento, com base em duas vertentes: a estrutura inadequada das tarefas e a gestão inadequada das relações e do poder nas aulas; a segunda enfatiza a falta de limites dos pais com seus filhos.
       Pela pesquisa elaborada na internet e nos livros, outro dado curioso é que a maioria dos alunos indisciplinados tem o casal de pais como responsáveis, o que fragiliza a teoria de que os alunos  indisciplinados são aqueles que convivem com a ausência de pais.
       No entanto, o professor tem que cumprir um papel de suma importância no  desenvolvimento psicossociocultural da criança o que convém  dizer que possui única responsabilidade no que se refere a educação, isto é, os pais ou responsáveis devem se fazer presente em todo  a formação do educando, sendo espelhos primordiais para a construção da personalidade.
Elaborado por Edna Ribeiro 

Referências e sugestões para os professores leitores interessados no tema: Indisciplina
AMADO, João. A indisciplina e a formação do professor competente. 1998. Disponível em: . Acesso em: 30 ago 2012.
AQUINO, Julio Gropa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas. 9ª ed. São Paulo: Summus, 1996; Piaget, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: ed. Forense, 1973.
 BARBOSA, Fernanda Aparecida Loiola. Indisciplina Escolar: diferentes olhares teóricos. 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 ago 2012.
MENEZES, Marilene Martins da Costa de. A indisciplina dos alunos em sala de aula, nas séries iniciais do ensino fundamental. Viçosa (MG): EVATA, 2003, 43p. (Monografia Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia). 
SANTOS, Maria de Lourdes. Indisciplina no contesto escolar. Governador Valadares (MG): FACE/UNIVALE, 2004, 30 p. (Monografia Pós-Graduação lato sensu em Normal Superior) 
SILVA, Geralda Margarida Ribeiro Silva. (In) Disciplina: percepções da indisciplina e o lidar com ela no cotidiano escolar. Governador Valadares (MG): FACE/UNIVALE, 2004, 32 p. (Monografia Graduação em Normal Superior). 

Revista Nova Escola. E aproveite também o novo fórum do Café História:“Quais as melhores práticas pedagógicas para solucionar a indisciplina escolar?”
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
Fonte: Zero Hora, 13/2/2009

Veja algumas cenas que aconteceram ou que ainda acontecem nas escolas das favelas, periferias,bairros distantes ou perto do centro em nosso Brasil. Por isso o professor atualmente tem: depressão e vários tipos de doenças tão precocemente.












( Não tenho quadrinhos de 2013)
Fonte: http://www.google.com.br